O retorno às atividades físicas após festas e quarentena.
   22 de janeiro de 2021   │     10:48  │  0

 

Após as festas de fim de ano e com o início da vacinação em massa em nosso estado, as academias e centros de treinamento terão um aumento considerável no número de praticantes nos próximos meses. Mesmo ainda tendo um decreto que restringe a ocupação máxima e determina o uso obrigatório de máscara e álcool em gel, as pessoas estão sentindo a necessidade de praticar atividade física e socializar com outros indivíduos.

E agora, o que pode ser feito para que não haja prejuízo físico neste retorno? CAUTELA!

Quando nós voltamos a fazer atividade física depois de um tempo de inatividade, é necessário ter um período de adaptação.

Segundo a ciência, este período varia entre os indivíduos, porém a média é de 2 a 3 semanas. Isso porque os músculos, ligamentos e tendões precisam deste tempo para aumentar o fluxo de sangue e água em suas estruturas, levando assim, nutrientes  importantes para um bom funcionamento do corpo humano.

Essa base bem feita fará com que você consiga alcançar seus objetivos com eficiência e o mais importante, com segurança.

Essa segurança tem relação ao aumento de imunidade, pois quando respeitamos o limite do nosso corpo, o exercício físico aumenta o mecanismo de defesa do nosso organismo, regulando nossas taxas sanguíneas. Entretanto, o excesso de exercícios pode ter o efeito contrário e, tudo que não precisamos neste momento, é deixar nosso corpo vulnerável.

Algumas dicas muito importantes:

1) Use e abuse dos treinos de mobilidade e flexibilidade, tendo em vista, que seu corpo esteve por muito tempo na inércia.

2) Falando de treino resistido (musculação), as séries e repetições devem ser baixas, com intervalos moderados.

3) Já aos apaixonados por corridas, procure planilhas focadas em baixos quilômetros e/ou tempo.

Eu sei que a saudade de estar com os amigos, de treinar com máquinas em suas academias e até mesmo de sentir a brisa da praia é grande, mas  tudo isso será possível se nesse retorno respeitarmos o espaço e o nosso corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *