Pouco tempo para treinar?! Se liga nas opções!
   10 de março de 2021   │     10:08  │  0

Uma das principais justificativas que as pessoas usam para não se exercitarem, é a falta de tempo. De fato, a vida moderna exige muito de nós, mas não significa que não existam alternativas para driblar a pouca disponibilidade. Ainda me perguntam muito se um treino rápido dá resultado, ou se um aeróbio de 15 minutos – por exemplo – é o suficiente para queimar gordura. E eu respondo: é mais do que possível ter bons resultados, apesar do pouco tempo investido. Vai depender da sua dedicação e da intensidade do treino.

Por conseguir combinar força, resistência cardiovascular e respiratória, agilidade e flexibilidade durante todo o treino, o crossfit é uma boa pedida. Os treinos duram em média de 40 a 60 minutos, e mudam diariamente – não existe tédio para quem opta por essa modalidade. Além disso, a aula é dividida basicamente em três momentos: aquecimento, técnica e WOD (Workout Of the Day, ou treino do dia).

Primeiro, é preciso preparar as articulações e os músculos para os desafios que virão. Além de dar mais segurança para o corpo, potencializa a execução dos movimentos. Depois, mostra-se a técnica, sendo esse um momento para trabalhar a habilidade e executar com mais facilidade as repetições. Por último, chega-se ao ápice da aula no WOD, quando coloca-se em prática o treino proposto – priorizando a execução correta em alta intensidade.

Uma outra possibilidade para quem não tem muito tempo, são os treinos de HIIT. Por também trabalharem alternando entre a intensidade máxima e curtos intervalos de baixa intensidade, eles apresentam um gasto calórico maior em comparação ao exercício contínuo de intensidade moderada – principalmente nas horas seguintes após o fim do exercício.

A grande vantagem do HIIT é que ele pode se adequar a esteira, ao elíptico, a bicicleta, ou até mesmo sem equipamento nenhum, usando somente o próprio corpo. É versátil, dura em média de 15 a 20 minutos, e é excelente para quem quer perder gordura.

Outro bônus dessa modalidade, é que ela auxilia o fluxo sanguíneo e a dilatação dos vasos, melhorando a estrutura e função cardíaca para quem é diabético tipo 2.

Importante dizer que para a realização de exercícios de alta intensidade, priorize fazê-los com a supervisão ou auxílio de um profissional. E lembre-se: bons resultados são adquiridos com dedicação e constância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *