Postura durante os exercícios: porque precisamos ficar atentos?
   5 de abril de 2021   │     14:01  │  0

Prestar atenção e sempre corrigir a postura durante os exercícios físicos é mais do que somente para melhorar a execução: o seu corpo irá te agradecer. Mas infelizmente, esse é um dos erros que mais corrijo nas aulas. Inclusive, muitas das lesões causadas na academia, ocorrem devido à postura incorreta somada ao excesso de carga, e repetições.

Ou seja, quando o exercício é executado corretamente, acontece um equilíbrio entre os músculos e os ossos. Estes, protegem as estruturas que chamamos de suporte (ligamentos e tendões) e diminuem a sobrecarga, permitindo alcançar melhores resultados e atingir à máxima eficiência do movimento.

O que uma má postura pode causar?

Esse erro pode enfraquecer a musculatura mais profunda e estabilizadora, já que os músculos secundários são ativados indevidamente, resultando na inibição ou deficiência da ativação da musculatura que deveria ser ativada durante o exercício proposto.

Somando esse enfraquecimento, a uma carga excessiva, temos o aumento da fadiga muscular periférica. Ou seja, o corpo pode acabar realizando movimentos compensatórios ou mudar a trajetória natural do movimento, atrapalhando a eficácia na produção de força pelo músculo. Isso sem contar com as assimetrias e desequilíbrios de postura.

Outras consequências

Além das temidas lesões, uma má postura pode sobrecarregar articulações, ligamentos e tendões, aumentando o seu desgaste e podendo até originar uma osteoporose.

Sem contar que uma postura incorreta adotada por muito tempo, dá muito mais trabalho para ser corrigida, já que o cérebro está associando-a como correta. A depender da postura, ela pode também atrapalhar a circulação de ar nos pulmões e dificultar seu treino.

Uma boa dica para proteger a coluna é manter os músculos do abdômen sempre contraídos. Para quem não é acostumado, ou não sabe como fazer, tente direcionar o seu umbigo para a coluna. Cuidado também com a posição dos ombros: mantenha-os sempre alinhados.

Portanto, conte sempre com o auxílio de um profissional da educação física ao se exercitar. Isso vai te trazer mais confiança e precisão durante os movimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *