Como o exercício físico influencia o metabolismo
   5 de julho de 2021   │     18:17  │  4

Antes de ir direto ao ponto, acho interessante explicar o que é metabolismo para que fique mais fácil de entender como funciona essa relação.

O metabolismo é a capacidade que o indivíduo tem de transformar as calorias que consumimos em energia para o corpo, e assim, manter tudo em ordem funcionando. E claro, a qualidade dessa caloria importa: se temos uma alimentação balanceada, estamos fornecendo o melhor combustível ao organismo. Mas se temos uma alimentação pobre em nutrientes, e não muito saudável, esse processo se torna mais lento.

Tendo esse conceito em mente, o exercício torna-se um grande aliado, pois os músculos precisam e gastam mais energia do que as células de gordura. Além de favorecer esse gasto calórico, o metabolismo continua mais acelerado até 4h após a atividade. Lembrando que é por isso que não faz sentido uma pessoa querer emagrecer e só investir no aeróbio, já que a musculação também contribui para esse feito.

Além disso, o estresse contribui para o aumento da produção de gordura, resultando num metabolismo mais lento. É preciso controlar a ansiedade e a tensão, e uma excelente maneira é fazendo atividade física, pois é quando diminuímos os níveis de cortisol e liberamos endorfina.

Cuidados necessários

Que estar acima do peso é um fator de risco para a saúde, isso todo mundo sabe. Mas quem busca um metabolismo mais rápido e emagrecer precisa ser acompanhado por profissionais. Dietas muito restritivas e exercícios mais pesados do que o corpo pode aguentar, pode resultar em oscilações no peso (efeito sanfona), lesões, desequilíbrios hormonais, entre outros.

Procure um nutricionista e um educador físico da sua confiança para alcançar melhores resultados.

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *