4 cuidados que os diabéticos devem ter antes e durante os exercícios.
   19 de novembro de 2021   │     9:35  │  4

Ser portador de diabetes tipo I ou tipo II não é um fator que impeditivo para a prática de exercícios físicos – muito pelo contrário, estar fisicamente ativo traz grandes benefícios. No entanto, é preciso estar atento a alguns fatores que podem adiar o momento da academia ou que não podem ser dispensados de maneira nenhuma.

De olho na glicemia

Antes de realizar qualquer exercício, certifique-se que ela esteja inferior a 150mg/dl – porém não menor que 70mg/dl para não causar hipoglicemia. Caso a glicemia esteja elevada – maior que 250mg/dl –, o melhor a fazer é abster-se do treino para não causar um pico glicêmico.

Outro detalhe importante é medir novamente quando finalizar o exercício, para não correr o risco de uma hipoglicemia tardia.

Fique atento aos pés

Como os portadores de diabetes podem apresentar diminuição na sensibilidade das extremidades, como os pés, o paciente pode se machucar e não perceber. Logo, caso encontre qualquer ferida, suspenda os exercícios até se recuperar. Não esqueça de checar seus pés diariamente.

Seu alimento é seu remédio

O cuidado com a alimentação deve ser não somente antes e depois do treino, mas também em todas as refeições – já que a soma das refeições interfere no resultado. De maneira geral, o diabético deve ingerir antes dos treinos uma pequena quantidade de carboidrato antes da atividade física, para evitar a queda brusca da glicemia. Depois do exercício, também é necessário repor essa energia gasta com mais uma pequena porção de carboidrato.

No entanto, o ideal é que o paciente esteja sendo acompanhado por um médico ou nutricionista para que seja dado o devido suporte – afinal, cada caso é um caso.

Esteja pronto para qualquer cenário

Se mesmo com todas as precauções tomadas, o corpo demonstre sinais ou sintomas anormais durante os exercícios, não ignore. De preferência, esteja sempre prevenido com algum carboidrato ao alcance e sempre ande com uma identificação pessoal o número e nome da pessoa a ser contatada em casos de emergência.

Para prevenir ainda mais: nunca se exercite em jejum e hidrate-se bem enquanto estiver treinando.

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *