Porque você deveria dar mais atenção à panturrilha?
   11 de março de 2022   │     15:17  │  0


Considerada o “segundo coração” do corpo ela não pode ficar parada

Ter um estilo de vida saudável é necessário quando se pensa em viver mais e com qualidade, por isso, os exercícios físicos são indispensáveis para quem procura essa melhora. No entanto, a maior parte das pessoas foca e quer evoluir somente naquilo que as incomoda. Buscam muita informação sobre “como secar a barriga”, “como hipertrofiar os glúteos” e esquecem da importância de buscar melhorar o corpo como um todo.

E no caso da panturrilha, poucos sabem, mas ela é conhecida como nosso “coração periférico”, ou nosso “segundo coração”. É um músculo tão importante como qualquer outro, mas deixar de exercitá-lo pode trazer consequências indesejadas a longo prazo.

Evitando as varizes

Não é por acaso que a panturrilha tem a fama que tem: ela é encarregada de bombear o fluxo de sangue para cima. Se ela não for devidamente exercitada, o músculo fica flácido e compromete a contração das veias responsáveis pelo fluxo sanguíneo. Adicionando o fator genético ao sedentarismo, nos casos mais graves, podemos ter: varizes, trombose, úlceras e entupimento dos vasos.

Mesmo que você não seja um grande fã de exercícios, uma caminhada de 30 min, uma vez ao dia, já tira esse músculo tão importante da inércia, diminuindo as chances desses problemas surgirem. Se mesmo assim caminhar é algo muito distante da sua rotina, troque o elevador pela escada sempre que puder (preferencialmente todos os dias).

Fortalecendo as panturrilhas

Se você já é adepto dos exercícios físicos, certamente já estimula de alguma forma sua panturrilha. Afinal, sempre que andamos, ou sempre que subimos e descemos um degrau, estamos usando esse músculo, e quanto mais esse músculo é estimulado, mais esforço é preciso fazer para hipertrofiar. É preciso sair da zona de conforto mesmo, pois mesmo quem tem uma genética favorável, demora para evoluir as panturrilhas.

Exercícios isolados, de alta intensidade, feitos com muita dedicação e boa orientação certamente farão toda diferença.

Pode malhar a panturrilha todo dia?

Sim, é possível, mas esse treino precisa ser desenvolvido por um profissional. Fazer o mesmo movimento sempre, a longo prazo, aumenta o risco de lesões. A estratégia mais utilizada quando se quer hipertrofiar um músculo é fazer um overtraining (treinar até falhar) e seguir à risca o período de descanso para que seja possível se desenvolver com qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *