Por que emagreço e não perco peso?
   3 de agosto de 2022   │     12:21  │  8

Pode parecer difícil acreditar, mas é verdade: emagrecer não significa, obrigatoriamente, diminuir o peso. Quando a pessoa emagrece, necessariamente ela perde gordura, e isso normalmente acontece com a mudança de hábitos. Por exemplo, alguém que sempre investiu na musculação, se diminuir a ingesta de alimentos gordurosos, vai impactar no percentual de gordura. Se acrescentar mais proteínas na dieta, com o treino certo, vai desenvolver mais músculos.

Então imagine alguém que está tentando emagrecer, treinando intensamente todos os dias e reeducando a alimentação. É possível que ao se pesar na balança, ela não perceba uma grande diferença, no entanto: as roupas estão mais folgadas, ela se sente mais leve e ao mesmo tempo forte. Depois de uma avaliação corporal feita pelo um profissional de educação física, foi constatado que o percentual de gordura diminuiu, ao passo que houve ganho de massa muscular.

É claro que esse resultado a balança não mostra, mas se o objetivo dessa pessoa era emagrecer ela conseguiu. Afinal, ela ganhou massa muscular (que naturalmente pesa mais que a gordura) e perdeu massa gorda. Então o melhor conselho para você que está nessa situação é: faça uma avaliação física para acompanhar sua evolução e evitar frustrações desnecessárias.

Para que o processo seja mais leve e os resultados cheguem da maneira mais orgânica possível, aposte no básico que funciona. Não de maneira isolada, mas investindo em todos os pontos:

Pratique exercícios físicos

Fazer atividade física além de emagrecer, faz bem à saúde como todo. Nosso corpo foi feito para estar em movimento, então para mantê-lo saudável e resistente, é preciso sair da inércia. Além disso, é uma excelente maneira de controlar o estresse – que libera o hormônio cortisol, diminuindo o gasto calórico diário e aumentando o estoque de gordura.

Beba água

Onde tem água, tem vida e no nosso corpo não é diferente – já que a água representa mais de 70% da nossa composição. O tempo todo estamos nos desidratando: ao falar, suar, urinar e até mesmo ao respirar, portanto, é preciso sempre estar repondo essa perda. Inclusive, há um cálculo que os nutricionistas costumam fazer para saber exatamente quantos litros uma pessoa deve beber por dia. É só multiplicar o peso corporal (em kgs) por 35ml de água. Por exemplo: 70kg x 35ml = 2.450. Essa pessoa que pesa 70kg deve ingerir no mínimo 2 litros e 450ml de água por dia.

Reeduque sua alimentação

Fazer dieta costuma trazer bons resultados a curto prazo, mas nem todas elas são sustentáveis e depois de atingido o objetivo, o que mais vemos são pessoas voltando à estaca zero. Por isso, mais do que fazer uma dieta para um casamento, uma viagem, para as férias, é preciso mudar os hábitos e ir a raiz do problema. Somente um nutricionista poderá te auxiliar nesse quesito, já que ele irá entender toda a dinâmica da sua vida e o que você come, para realizar as mudanças necessárias.

Durma bem

Não adianta treinar certinho, comer bem e tomar água se o sono nunca está em dia. Afinal, uma boa noite de sono irá diminuir o cortisol, hormônio do estresse e controlar a grelina e leptina, hormônios responsáveis por controlar nosso apetite (quem nunca dormiu mal e descontou na comida? Agora você sabe o porquê).

E para os músculos, também não há nada como dormir bem: é durante esse período que o músculo passa por um processo regenerativo, essencial para seu crescimento e desenvolvimento.

 

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Maria Selma Damião dos Santos Maciel

    Essa sequência de informações e dicas inteligentes só nos fazem entender melhor como cuidar do nosso corpo. São profissionais como você, Edu, que fazem a diferença, levando-nos a acreditar que é possível mudar nosso corpo de forma saudável, inteligente e responsável. Obrigada.

    Reply
  2. Ronaldo Cardoso

    Parabéns pela explicação! Acredito que a construção passa por seguir esses pilares com constância e calma, assim os resultados virão!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *