A dor é normal. Treine!
   7 de fevereiro de 2021   │     9:53  │  1

Quem nunca fez promessas depois das festas nos finais de cada ano? Após esse período, inúmeras pessoas colocam em suas agendas que irão começar um novo projeto fitness e, por incrível que pareça, muitos projetos de uma vida mais saudável acaba já nos primeiros meses ou até mesmo em semanas. Isso porque as pessoas, ao entrar em algum centro de atividade física, sentem vários desconfortos ou dores após os exercícios físicos, conhecida tecnicamente como dor muscular tardia (DMT).

  A partir do tal desconforto determinam em suas cabeças que só voltarão as atividades depois que as dores cessarem e somado a isso, com a correria do dia a dia, os intervalos entre as sessões aumentam e acontece o abandono.

Em meados da década de 1960, o cirurgião norte-americano Maaxwell Maltz observou que seus pacientes levavam cerca de 21 dias para assimilar os benefícios e mudanças do procedimento. Esse é o período necessário para que o cérebro torne este novo hábito em um padrão e passe a realizar a tarefa com menos esforço, ou seja, a continuidade na prática dos exercícios físicos precisa acontecer.

As dores iniciais pós exercícios, são normais, pois quando a pessoa inicia uma nova rotina de treinos o músculo sofre novos estímulos acontecendo as microlesões. Esse processo criará novas fibras, além deixar as já existentes maiores e mais resistentes e o condicionamento evolua. Após 4 a 6 horas, as dores musculares começam a existir e tem um pico mais ou menos 24 horas depois do estímulo. Inevitavelmente, essas dores irão começar a diminuir até normalizar naturalmente em um prazo de 72 horas. As dores podem durar até 10 dias, podendo ser mais branda ou acentuada, por isso se faz necessário a orientação do profissional de Educação Física para que, a partir desse ponto, mesmo com a dor muscular tardia, você realize exercícios aeróbicos de baixa intensidade com o intuito de promover o aumento do fluxo sanguíneo nos músculos afetados e possa acontecer a evolução.

Você pode me perguntar: como saberei que a dor é normal? Ai está o ponto X da questão: Quando existe um planejamento de treino adequado para você, as coisas ficam mais claras. A periodização bem feita faz com que você esteja seguro sempre. Minha sugestão, não pule etapas, utilize cargas e intensidades progressivas.

Toda evolução na vida de um cidadão leva tempo e empenho, no esporte e na atividade física não é diferente. Busque uma modalidade que você se identifique, assim quando acontecer algo desconfortável, esse fato não será um agente desmotivador e, sim um impulsionador para sua vitória pessoal.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *