A cerveja e seu treino. Combinam?
   23 de fevereiro de 2021   │     16:25  │  0

A conscientização por uma alimentação mais saudável aumentou nos últimos anos, e com isso alguns hábitos estão passando por mudanças. Na última pesquisa realizada pelo IBGE, foi mostrado que houve uma pequena queda no consumo de cerveja no Brasil, porém, os brasileiros ainda consomem 51% da cerveja fabricada no país.

Mas a pergunta é: “Tomar cerveja, faz mal para quem prática atividade física? “

A resposta para está pergunta, dependerá de dois fatores, a quantidade ingerida e a rotina que isso acontece na vida dos cidadãos.

Não podemos negar que a cerveja é uma paixão nacional e não podemos crucificar algo que há anos se tornou um costume normal na cultura brasileira.

Estudos sérios foram feitos em cima deste tema e um deles mostrou que o consumo controlado não interfere no rendimento em determinadas atividades físicas, ou seja, mesmo consumindo o álcool em questão, você ainda manterá seu condicionamento cardiorrespiratório e também a força muscular.

Quando o indivíduo combina um plano de treinamento a um plano alimentar, que inclui o consumo da cerveja específico para cada indivíduo, além de não fazer mal, trará benefícios. Isso mesmo!

Em estudos preliminares, a cerveja mostrou ter os mesmos benefícios, por exemplo, que tem a ingestão de vinho, trazendo efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes no organismo.

Por outro lado, o excesso do consumo de cerveja pode afetar diretamente na manutenção do resultado de um músculo treinado, isso porque a cerveja diminui a síntese proteica, já que reduz os níveis de testosterona e aumenta a produção de estrogênios.

Outra fonte observada como a revista científica Annaals Of Nutrition and Metabolism, fala que tomar aquela cervejinha de leve faz bem, ela desenvolve imunidade através do levedo que após o processo de fermentação é capaz de ativar um grupo de células de defesa do organismo (macrófagos).

O segredo e a meta continuam sendo a busca pelo equilíbrio. Eu não sou adepto de retirar todos os prazeres da vida para se manter um corpo supostamente perfeito e deixar de celebrar a vida com amigos e familiares, porém, tudo na vida feito em excesso será prejudicial.

Organize bem a sua dieta com um nutricionista da sua confiança, planeje com seu professor de educação física um plano de treino contendo treino de força e aeróbico e abuse do consumo de água diariamente e também antes, durante e depois do consumo da cerveja.

Assim, quando chegar o final de semana, você poderá consumir algumas doses de cerveja, sem se preocupar.
Aproveite e cuide-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *