Evitando câimbras durante os treinos.
   14 de maio de 2021   │     7:58  │  0

Se você já sentiu câimbra na academia, durante ou depois de um exercício, você deve estar se lembrando neste exato momento o desespero que foi sentir aquela contração forte e involuntária acontecendo. Geralmente ela aparece após algum exagero no tempo ou na intensidade dos exercícios realizados, somado a falta de vitaminas e minerais na alimentação.

É mais comum acontecer em alguns músculos, principalmente nos membros inferiores – panturrilha, pés e coxa. Mas também pode ocorrer no abdômen, nas mãos e até mesmo no pescoço. A boa notícia é que com algumas boas práticas, é possível prevenir esse incômodo.

Respire

Às vezes é automático prender a respiração em alguns exercícios, mas para diminuir as chances da câimbra atacar, é preciso assegurar um bom nível de oxigênio circulando no sangue. Mas não é respirar de qualquer jeito: procure puxar o ar quando está no retorno do movimento e soltar quando está fazendo esforço.

Hidrate-se

Estar hidratado é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo, e durante os exercícios não é diferente. Afinal, o esforço faz com que o suor seja praticamente inevitável, e ele faz com que haja uma grande perda de sódio. Essa perda em excesso pode resultar nas câimbra.

Mantenha-se ativo

Para que o músculo não reaja dessa forma, é preciso acostuma-lo ao exercício. Para isso, seja constante, pois não é em pouco tempo que essa familiarização acontece – geralmente em semanas, meses ou mais tempo.

Coma bem

Uma alimentação balanceada pode prevenir esse tipo de contração involuntária, já que é através dela que garante-se as vitaminas e sais minerais necessários para prevenir a câimbra.

O que fazer durante a dor?

Não faça movimentos bruscos, procure movimentar-se com calma. Tente massagear a região, a fim de relaxar aquele músculo tensionado. Alongue suavemente a região, e claro, peça ajuda a um educador físico se estiver treinando sob supervisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *