Por que os exercícios não devem ser dispensados por quem estuda?
   5 de novembro de 2021   │     10:27  │  2


A atividade física não é somente nossa aliada quando o concurso exige algum teste de aptidão física, como também aumenta o rendimento nos estudos. Essa melhora se dá devido à contribuição em áreas como memória, concentração, atenção, e outras.
Cientificamente falando, isso ocorre porque ao longo da vida, é comum que nosso corpo perca e diminua a qualidade das mitocôndrias – células responsáveis pela produção de energia. Os exercícios físicos são uma maneira de amenizar os efeitos do tempo, já que precisamos de energia para desenvolver nossos processos cognitivos, e manter o corpo em movimento, melhora a qualidade dessas células.
Antes ou depois?
Sem dúvidas, a atividade física nos traz inúmeros benefícios, mas se tratando de memória, o ideal é realizar um período após os estudos. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, e pela Universidade de Radboud, na Holanda, constatou que o grupo de pessoas que esperaram quatro horas para malhar, tiveram desempenho na memorização superior ao apresentado pelas outras pessoas que não fizeram nenhum exercício, e as que se exercitaram logo depois.
Mesmo que não seja possível se exercitar depois dos estudos, o ideal é realizar o que é melhor para sua rotina e para o seu organismo. Afinal, a prática não beneficia somente a memória, e sim vários outros aspectos que precisamos desenvolver e cultivar para uma vida mais saudável.
Tempo e qualidade
A OMS recomenda no mínimo, 150 minutos de exercício por semana – o equivalente a mais ou menos 22 minutos por dia. Entretanto, se possível, foque também na intensidade da atividade e na execução dos movimentos. Tente extrair o máximo enquanto se movimenta para notar as mudanças e benefícios que uma vida ativa tem à ofertar.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *