Como saber se estou ganhando ou perdendo massa muscular me exercitando?
   17 de outubro de 2022   │     13:50  │  0

Essa dúvida é muito comum, principalmente em quem tem como objetivo a hipertrofia. Primeiro, é importante entender como acontece o ganho de massa muscular. Em poucas palavras, o estresse gerado a partir de um estímulo, faz com que a musculatura se contraia. Depois que ela relaxa e se recupera, ocorre o aumento do tamanho da fibra muscular, que é exatamente o processo de hipertrofiar.

Para entender se você está desenvolvendo ou perdendo massa magra, o ideal é analisar os próprios hábitos. Afinal, se você treina mas sua alimentação é desequilibrada, não se hidrata adequadamente, dorme mal e possui vícios como beber e fumar, o músculo não encontra as condições adequadas para se desenvolver, por mais que tenha sido corretamente estimulado.

O segundo ponto é observar como as roupas estão no corpo. Se estão mais folgadas, mais apertadas – e em quais partes do corpo foi possível perceber a mudança. Inclusive, essa é uma forma válida de perceber sua evolução sem se apegar tanto aos números da balança. Além disso, quando os músculos crescem, é comum notar a pele mais firme, com menos flacidez – que é justamente esse processo que o corpo faz de “trocar” a gordura pelos músculos.

No entanto, se você nota que está perdendo mais de 1,5kg por semana, é possível que você esteja perdendo músculos. É como se o corpo tivesse um limite de queima de gordura, e quando esse limite é ultrapassado, logo podemos associar a perda de massa muscular, já que o corpo vai buscar outras fontes de energia.

E claro, a forma mais segura e precisa para descobrir se você está engordando, ganhando ou perdendo massa magra é através da avaliação física. Além de entender suas necessidades e conhecer seu histórico de saúde, o educador físico vai pesar, medir as circunferências e calcular para saber quando em média existe de massa magra, massa gorda, percentual de gordura, e partir daí, você verá a sua evolução em números.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *