O seu treino é compatível com seu tipo de corpo?
   15 de março de 2021   │     12:54  │  0

A maioria dos programas de exercício feitos, levam em consideração o nível – iniciante, intermediário ou avançado – e o objetivo do aluno – emagrecer ou ganhar massa muscular. Mas existe um fator importante que não deve ser esquecido, e que pode maximizar os resultados: o biótipo físico. Os padrões ectomorfo, mesomorfo e endomorfo têm características únicas, por isso, nem todo mundo consegue se identificar facilmente.

Além disso, a combinação do treino específico para o tipo físico do aluno e de um plano alimentar que também reconheça esse fator, trazem efeitos muito melhores e estimulantes para quem quer alcançar um objetivo – já que coloca-se a genética a favor desse progresso.

Ectomorfo

São aquelas pessoas que são naturalmente mais magras e que têm dificuldade de engordar, portanto, não há necessidade de pegar pesado nos treinos de cardio. Geralmente têm o quadril e ombros estreitos, pouca gordura corporal, braços e pernas finas. Quem tem esse biótipo, deve investir em treinos de força para aumentar a massa magra e a definição corporal.

Mesomorfo

Meso vem do grego mésos, o que nos dá a ideia de que esse biótipo é um intermediário, e está entre o ectomorfo e o endomorfo. Quem é mesomorfo, tem facilidade em ganhar massa muscular com os treinos e ainda consegue perder gordura facilmente. Devido a essas características, é o tipo ideal para quem quer ser bodybuilder.

Esse padrão vem acompanhado de pernas fortes, ombros largos, cintura mais fina e pouca gordura corporal. Exercícios que se alteram entre o ganho de massa muscular e atividade aeróbica, proporcionam excelentes resultados, como por exemplo, o crossfit.

Endomorfo

Por terem o metabolismo mais lento, as pessoas com esse biótipo têm dificuldade para emagrecer. Mas, ao mesmo tempo, possuem facilidade no ganho de massa muscular. Esse tipo de corpo, tanto feminino quanto masculino, armazena gordura mais facilmente, principalmente nas pernas e nos braços.

Pessoas com esse biótipo, devem investir em treinos de força com um peso maior e poucas repetições, além de investir no mínimo 3x por semana em atividades de cardio – intensas, mas de preferência, de baixo impacto para não forçar os joelhos.

Conhecer cada tipo de corpo e se conhecer é extremamente válido, mas não precisa se limitar aos exercícios que são recomendados para o seu grupo. É importante escolher uma atividade física que se encaixe na rotina e no gosto de quem vai praticar, além de levar um estilo de vida saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *