5 exercícios para quem quer evitar dores nos joelhos
   3 de março de 2021   │     19:02  │  0

Muito provavelmente, você que está lendo esse texto, já sentiu dores nos joelhos enquanto se exercitava, seja você iniciante ou avançado na atividade física. Isso normalmente acontece quando há uma sobrecarga na região da perna, ou quando se faz um movimento errado, nas pressas e de qualquer jeito.

Para entender melhor: o joelho é composto por duas articulações, que, juntas, suportam vários tendões e outras estruturas. Se você tem o hábito de exercitar os músculos da coxa, da panturrilha e outros membros inferiores, eles absorvem grande parte da carga provocada por cada movimento ou atividade física. Com isso, diminui-se o estresse nas demais estruturas e, consequentemente, protegem os ossos, ligamentos e cartilagens de desgastes.

O bom é que na maioria dos casos, não é preciso interromper os exercícios para se recuperar. Basta adequá-los, com o auxílio de um profissional, para não agravar essa intercorrência. Algumas atividades de baixo impacto podem ser uma boa pedida para esse momento:

Natação

Por ser um esporte praticado dentro d’água, não há atrito com o chão ou outra superfície, além de não sobrecarregar a musculatura e nem forçar as articulações. Essa é uma boa pedida especialmente para quem deseja uma atividade mais exigente, no entanto, teme sentir dores no início. A natação é bem procurada por quem está iniciando uma vida menos sedentária, pessoas com sobrepeso e até mesmo idosos e grávidas.

Spinning ou ciclismo

Esse é um outro exemplo de uma atividade que vai te cansar – principalmente se você está começando –, mas não vai fazer seu joelho sofrer. É super conveniente e fácil encontrar aulas de spinning nas academias. Para quem prefere exercícios ao ar livre, vale investir no pedal.

Elíptico

Bem popular nas academias, o elíptico ajuda a trabalhar músculos da perna, bíceps, tríceps, o peitoral e outros. Em comparação com a esteira, este tem menor pressão sob os quadris, a coluna, e claro, sob os joelhos.

Caminhada

Para caminhar não tem muito segredo: levantar, alongar e sair andando. É excelente para quem não tem muito tempo, e também não pode forçar tanto com uma corrida. E caso você tenha arriscado correr, e a dor bateu com força, no dia seguinte, experimente caminhar. Ajuda muito a diminuir essas dores.

Remo indoor

Ao contrário do que se pensa, o remo indoor não trabalha somente os membros superiores (as coxas se beneficiam dessa atividade), além de ser um dos exercícios aeróbios mais completos, pois movimenta 85% do corpo. Proporciona um grande perda calórica, e é ideal para quem busca resistência e flexibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *